sexta-feira, 8 de abril de 2011

Estamos aterrorizados

Como não deixar de falar sobre o caso de Realengo, dia 07/04/11, o assunto que não cala hoje é sobre tal brutalidade.
Tentamos entender o que se passava na cabeça deste assassino, que sem antecedentes criminais, escolhia suas vítimas, crianças que talvez nem sabiam de sua existência.
Bem, encontramos uma opinião sobre o assunto da qual queremos compartilhar:
"A violência é o reflexo de uma sociedade que não valoriza a educação em seus princípios básicos. Fale-se em ética, mas não pratica-se.
Qual o exemplo que damos às nossas crianças? Em todos os aspectos, ao atravessar a rua, ao reclamar do trabalho, ao procrastinar tarefas, nos casos menos graves e ao portar uma arma, agredir um membro da família ou consumir drogas, nos de gravidade maior. O tempo todo praticamos pequenos ou grandes delitos bem na frente delas, depois empurramos essas crianças para escola e ficamos na expectativa de que lá tudo será resolvido. A escola tende a reproduzir o que ocorre na sociedade em que está inserida.
Professores não são responsáveis pela educação das crianças, são responsáveis por sua escolarização!
Por outro lado, é preciso ficar atento à violência velada dentro da escola, aquela em que o professor faz vista grossa e às vezes é conivente (...) A violência pode e deve ser tema de discussões, deve ser coibida nas escola, mas não se pode esperar que a escola resolva o problema da violência, pelo menos não a curto prazo.
(...)Nada justifica os atos desse atirador, mas com certeza ele teve motivos para uma atitude tão extrema.
(...)Crianças que sofrem discriminação e violência podem desenvolver um comportamento igualmente discriminatório e violento, quando essa criança tem um fator genético que favoreça o desenvolvimento de patologias mentais, junta-se a fome com a vontade de comer e o resultado pode ser uma tragédia como essa ocorrida na escola do Rio".
Fonte: <http://criandocriancas.blogspot.com/2011/04/seguranca-na-escola-como-evitar.html>

0 comentários:

Postar um comentário